Conheça a Lula Colossal, o maior invertebrado do mundo

Mitos e lendas cercam o cotidiano das pessoas, quem nunca ouviu falar dos famosos "Krakens" nórdicos, imensas lulas ameaçadoras que destruíam tudo, o que temos hoje não é nada similar mas bota medo tanto quanto um Kraken. Seus costumes são tão obscuros quanto as águas que ela vive. Seu nome cientifico é Mesonychoteuthis hamiltoni, e é considerado o maior invertebrado do mundo, ultrapassando os 15 metros de comprimento.
imagem ilustrativa da Lula Colossal lutando com seu único predador o Cachalote

Anatomia

A lula colossal, como é chamada possui dois braços e oito tentáculos como todas as outras lulas. Seus braços podem variar de 85 centímetros a 1,15 metro de comprimento, já seus assustadores tentáculos podem atingir 2,1 metros de comprimento. O que é interessante em seus tentáculos são os ganchos giratórios, que facilitam na hora prender a presa, em combinação com os ganchos nos tentáculos, as ventosas nos braços são muito grandes, fazendo dessa espécie uma ótima predadora. 
Foto a esquerda representa os ganchos dos tentáculos e a direita as ventosas nos braços
Bico da lula colossal

Um fato intrigante também é o bico deste animal (sim, lulas tem bicos, que se assemelham muito com os pássaros), que servem para repicar o alimento antes de ser transferido do esôfago ao estômago. Essa espécie necessita do alimento muito pequeno, pois o canal de esôfago é extremamente estreito e passa pelo meio do cérebro em forma do anel de lula. 
Olho da Lula Colossal, 26cm

Os olhos destes animais são os maiores do reino animal, podendo atingir 27cm. Saiba que os olhos tem uma função extra além de enxergar no profundo oceano aonde ela vive, eles produzem luz! Além da grandeza do animal e deslumbrante habilidade predadora, sim, ele produz luz pelos olhos, parecendo faróis que iluminam o profundo e negro oceano.

Conhecendo um pouco mais...

A lula colossal vive em uma área do oceano profundamente baixa (entre 200 a 1000 metros de profundidade), chamada de "zona de crepúsculo" aonde o ser humano só tem acesso por meio de sondas. Seu principal alimento é um "peixinho" chamado toothfish, peixe que pode atingir 120 quilos, viver mais de 50 anos e superar os 2,5 metros de altura. Um exemplar desta lula atualmente é disponibilizado para visualização no museu nacional da Nova Zelândia. Este exemplar foi pego acidentalmente em uma pesca realizada em 2007 no mar de Ross na Nova Zelândia. E foi doado depois de ter sido pesquisado de cabo a rabo por pesquisadores da região. Seu único predador é uma enorme baleia chamado de "Cachalote", do qual se tem poucas informações, ou seja, o profundo mar é praticamente desconhecido por nós.
Cachalote, predador da Lula Colossal

Como queremos entender o universo que nos cerca se não temos conhecimento nem do nosso próprio meio? Fica a pergunta da Turma da Ciência pra vocês refletirem...

Postagens mais visitadas deste blog

Uma cagada que custou 5,000 mil reais...