Coisas que você provavelmente não sabia sobre a Mona Lisa

vamos falar um pouco sobre a mocréia que todos já conhecem, a Tia Mona. Sem dúvidas, o quadro mais conhecido do mundo, mas que ainda carrega muitos segredos.

La Gioconda, de Leonardo da Vinci, começou a ser pintada em 1503 e acabou em 1519 (16 anos, dava pra fazer uma Mona Lisa de verdade, se é que me entendem…), pouco antes da morte Da Vinci, carregava o quadro consigo o tempo todo. Esse foi o primeiro quadro a receber a técnica Sfumato. Mas isso aqui não é aula de história.

Vamos começar pelo olhar misterioso da baranga, que não importa o quanto se faça contorcionismo ao redor da tela, continua focado em você. O olhar dela está meticulosamente posicionado sobre o eixo do desenho (Coreanos humilham você, Titio Leonardo humilha coreanos), para alguém que escrevia ao contrário, em Latim e com a mão esquerda, fazer um cálculo áureo devia ser algo entediante de tão fácil.
Parece que a tapada está sempre rindo da cara de quem olha pra ela, o sorriso some quando você olha para ele, mas volta quando você olha para qualquer outro ponto da pintura. Isso se deve ao sombreamento aplicado na obra.
O que há de mais assustador na mocréia, é que não se sabe se é “A” Gioconda, ou a Anaconda. Há quem diga que o quadro é um auto-retrato do próprio Da Vinci, afirmando assim que ele era gay.
Pesquisadores dizem que Mona Lisa, é Lisa Ghiradini, esposa de Francesco Del Giocondo (La Gioconda), representando na obra uma imagem sagrada e pura. Diz-se que ela era amante de Da Vinci, (nota-se como era pura) e mais que amante de Da Vinci, ela estaria grávida. Mona Lisa mantém suas mãos ao redor do ventre, e tem as mãos mais gorduxinhas que o normal. O véu negro que ela usa, é o véu das gestantes da época, e assim como muitos pontos do quadro, faz contraste, entre o bem e o mal. A alegria da gestação, mas a tristeza de um filho ilegítimo (Nesse caso, retratar a amante grávida, teria um forte significado para Da Vinci, que também nasceu de uma relação extraconjugal).

Parte do visual misterioso da Mona Lisa, é que, além de tudo, o nariz, o queixo e os lábios, conforme os pesquisadores, não são da Gioconda, mas sim, do seu servo Salai com quem ele viveu mais de 25 anos, e que, supostamente, teve um romance, fazendo assim, contraponto com a pureza de Lisa, representando o belo e sensual, causando um paradoxo na imagem.

Se analisarmos a obra “A Santa Ceia”, notamos a semelhança entre a intrusa da ceia, e a Gioconda. O que isso quer dizer, fica a critério de vocês.
A linha do horizonte ao lado direito da Mona Lisa, está desigual a do lado esquerdo. A linha é mais alta do lado direito, dando assim, a impressão de que vista pela direita, ela é maior do que pela esquerda. Historicamente, o lado direito é o lado masculino. ( ♪ Maria sapatão, sapatão, sapatão…)
No olho direito, visto com uma lupa, parecem existir as letras “LV”, o que pode ser tanto 55, quanto uma assinatura de Da Vinci. No olho esquerdo, parecem existir as letras “CE” (Ou “CB” talvez), que não se sabe o que quer dizer. No arco da ponte, estão os números 7 e 2.

Recentemente, um pintor descobriu alguns animais escondidos dentro da obra. Sendo eles um macaco, um leão, e um búfalo. (Eu não consigo ver direito, talvez seja necessário estar sobre efeito de cogumelos alucinógenos para conseguir ver.)
Embora a maioria dessas teorias possam não passar de teorias conspiratórias malucas, é inegável que isso nos leva a repensar a mais famosa obra de Da Vinci. E você? Também ficou intrigado com essas descobertas sobre a querida Monalisa?

Fonte: Operários da Web

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