Três órgãos que podemos viver sem


Existem alguns órgãos que quando crescemos dão problema e são retirados no nosso corpo e mesmo assim continuamos vivendo normalmente, como se não tivesse acontecido, mas será que esses órgãos não são tão importantes assim? Como conseguimos viver sem eles? Veremos quais são e para que eles servem.

Amígdalas – Ficam na região da garganta e faringe, a cirurgia para retirada desse órgão era bem popular entre as décadas de 60 e 80, sendo indicadas para crianças, pois acreditavam que favorecia o crescimento infantil, já que quando a criança apresentava febre elas inchavam. E também eram retiradas em adultos que tivesse muita dor de garganta.

Elas servem para a autodefesa do corpo e imunidade, funcionando como um tipo de estopim que dispara a produção de células de defesa e anticorpos. Por isso hoje a retirada das amígdalas é feita com mais cuidado e menos frequência. Contra indicada para crianças menores de 3 anos e somente feita se realmente a pessoa apresentar os seguintes sintomas:

Sete ou mais amigdalites por ano, dificuldade para respirar devido ao inchaço das amígdalas, e dificuldade de engolir.
Apêndice – Ele é um tubo vermiforme que fica na primeira parte do intestino grosso situado na região inferior direita do abdômen.

Não se sabe ao certo a função do apêndice no corpo, porém ele contem uma grande quantidade de tecido linfoide que é importante na defesa do organismo contra infecções locais, promovendo o crescimento de bactérias benéficas para o nosso organismo e facilitando o repovoamento dessas bactérias no cólon.

Não se sabem o motivo mais o apêndice pode infeccionar, causando assim uma apendicite, nesse caso a retirada do órgão deve ser imediata, pois o rompimento pode causar uma infecção generalizada. Lembrando que em locais onde as infecções com cólera e disenteria não são frequentes a pessoa sem o órgão vive normalmente.
Vesícula Biliar – É uma espécie de saco membranoso que funciona como um reservatório para a Bile que é uma espécie de detergente natural do nosso corpo, a biles é produzida pelo fígado e levada para a nossa vesícula através dos ductos biliares

Podem aparecer cálculos (ou pedras) dentro da vesícula por conta do cálcio e colesterol , essas pedrinhas podem causar inflamação, o tratamento para a vesícula doente é a retirada da mesma. Não causando nenhum dano ao paciente, porém deve-se evitar consumir muita gordura pois o corpo estará sem o reservatório.

Até os 18 anos a vesícula é muito importante para o aparelho digestivo, não sendo recomendado à retirada.

Postagens mais visitadas deste blog

Uma cagada que custou 5,000 mil reais...