Ministério Público da Paraíba investiga fraudes em concursos


O Ministério Público da Paraíba (MPPB) investiga fraudes realizadas no último concurso público da prefeitura de Caldas Brandão, no final de 2011. A investigação, chamada de Operação Gabarito, efetuou quatro prisões nesta segunda-feira (18/6), a do proprietário da organizadora de concursos Metta Concursos & Consultorias Ltda; e de outros três funcionários da Prefeitura.

Após denúncias da Promotoria de Justiça de Gurinhém, o MPPB descobriu como funcionava o esquema criminoso de fraude em concursos. De acordo com o órgão, a organizadora de seleções públicas Metta Concursos & Consultorias vendia gabaritos a interessados em passar nos certames da Prefeitura de Caldas Brandão. 

O MPPB também descobriu que a empresa Metta foi contratada ilegalmente para ficar responsável pelos concursos da instituição. Três empresas participaram da seleção para a escolha da organizadora, mas segundo as investigações, a empresa Metta já havia sido previamente selecionada com o intuito de realizar acordos não-legais entre os candidatos e a Prefeitura, por meio de pagamento de propina e concessão de favores. 

A apuração das fraudes foi levantada pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), ligada ao MPPB, e teve apoio da Controladoria Gerai da União (CGU) e da Polícia Civil. 

Novas investigações

O Ministério Público informou que vai ampliar e aprofundar as investigações em outros municípios do estado. De acordo com as informações divulgadas pelo portal do MPPB, todos os procedimentos de contratação realizados pelo município, entre 2011 e 2012, serão investigados. Ainda haverá apuração das contratações de organizadoras de concursos pelos demais municípios da Paraíba e dos concursos feitos por municípios em que a empresa Metta tenha sido organizadora.

Fonte: Paraíba News / DN Online

Postagens mais visitadas deste blog

Uma cagada que custou 5,000 mil reais...