Jovem de apenas 17 anos lança livro em JP e garante influência de Augusto dos Anjos

Francisco Carneiro Júnior, um jovem poeta de apenas 17 anos vai lançar seu primeiro livro hoje em João Pessoa. O lançamento do livro, de poesias, "Reflexos Poéticos" trará a reboque ainda uma exposição de pinturas do adolescente.

O livro tem 118 páginas, reunindo 49 sonetos e 41 poemas de versos livres, e traz orelhas escritas pelo artista plástico Flávio Tavares, que contribuiu ainda com quatro ilustrações artísticas, distribuídas no livro. Carneiro Júnior afirma que despertou para a literatura e pintura na infância. O poeta conta que recebeu influências de Augusto dos Anjos na literatura.

O prefácio foi escrito pelo historiador Joaquim Osterne Carneiro, presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba e avô paterno do autor. “A primeira parte da obra é constituída de uma poética que chama a atenção não somente pela metrificação dos versos, mas igualmente pela profundidade dos assuntos abordados para um jovem de sua idade, máxime nos sonetos, que ocupam lugar de destaque em suas rimas”, comenta Osterne.

“Júnior nos apresenta poemas que podem se enquadrar no denominado modernismo brasileiro, cujos versos bem concatenados e bem estruturados, demonstram a grande sensibilidade do jovem autor, que a partir deste trabalho se inscreve definitivamente entre os vates paraibanos de maior expressão e certamente alcançará um lugar de destaque na literatura de nossa terra”, continua o historiador.

A Fundação Casa de José Américo está localizada na orla do Cabo Branco, nº 3336.

Postagens mais visitadas deste blog

Uma cagada que custou 5,000 mil reais...